#LeiAldirBlanc - Projeto Toques de um Pandeiro Sambador lança Podcast

 A vida do mestre sambador, pandeirista e agente cultural Gilson Ferreira será mostrada ao público

 


O projeto “Toques de um Pandeiro Sambador” lança nesta sexta-feira (16), um podcast que retrata a vida de Gilson Ferreira, mestre sambador, pandeirista e agente cultural na Casa do Samba de Roda de D. Dalva, em Cachoeira. O público poderá ter acesso à trajetória do artista através do link https://pandeiro-sambador.blogspot.com/

Filho da saudosa Alice e do saudoso Ogã Bernadino da Roça do Ventura, S. Gilson traz em sua trajetória experiências que refletem em um método de transmissão de saberes humano e consciente da importância da cultura na sua vida, bem como para a sociedade.

Gilson é sambador, toca pandeiro com o Samba de Roda Suerdieck, também conhecido como Samba de Roda Dona Dalva. Ele também é mestre do Samba de Roda e ministra oficinas para crianças, adolescentes e adultos na cidade, onde transmite os seus conhecimentos sobre o Samba de Roda Corrido e o Samba de Roda Barravento.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.   

 

Serviço

O quê: Lançamento do Podcast do projeto “Toques de um Pandeiro Sambador”

Quando: 16/04 (sexta-feira)

Onde: https://pandeiro-sambador.blogspot.com/, Informações: Facebook Gilson Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas